top of page

Posso usar pneu de carro na moto ?


Analisando a imagem, fica bem clara a diferença de projeto / aplicação de pneus para moto e carro. As superfícies de contato / aderência são MUITO comprometidas. Principalmente na chuva, quando a aderência é totalmente comprometida e a necessidade de atuação dos sulcos são extremamente necessários para justamente para drenar a água e permitir o contato do pneu com o chão.

Claramente o pneu de carro NÃO foi projetado para trabalhar em ângulo, como a moto exige. Mesmo as motos custom, que segundo alguns usuários "não faz curva" (o que é um tremendo engano), têm a segurança comprometida quando é utilizado um pneu projetado para carros por custarem menos.

Além disso, embora também haja diferença de durabilidade (os pneus de carro "duram" mais que os de moto), o usuário está exposto ao risco, visto que a composição da borracha para os pneus de moto é melhor elaborada, para permitir aderência mais eficiente, e com isso, proporcionar maior segurança.

Também há de ser considerado o parâmetro M/C (relação massa x velocidade) que é incompatível e influi na performance, e na segurança do motociclista.

Claro que em uma condição de emergência, é possível utilizar para um breve deslocamento (com condução moderada), e tão breve ser corrigida a situação. Mas a utilização contínua não é recomendada em hipótese nenhuma.

Conclusão: nenhuma relação custo benefício vale a segurança e até a vida do motociclista, portanto, não é recomendada a substituição dos pneus da moto (cujo projeto foi desenvolvido para tal) por pneus de carro, ou outros, cuja aplicação é completamente diferente, pois existem especificações técnicas que devem ser seguidas para garantir a segurança do motociclista.

bottom of page