top of page

Motoqueiro ou motociclista ?


Desde que o motociclismo começou a se popularizar, surgiu este "dilema". Por que algumas pessoas não gostam (e até se ofendem) ao serem chamados de "motoqueiros" ?

Afinal... qual a diferença ?

Para simplificar bastante a questão, após recorrer ao dicionário, fica claro que ambos os termos têm o mesmo significado (são sinônimos).

Ou seja: motoqueiro e motociclista possuem o mesmo significado.

Então por que essa aversão de algumas pessoas com o termo "motoqueiro" ?

Simples: a própria classe que compõe o motociclismo criou uma distinção entre os dois termos (motoqueiro e motociclista) para preservar a imagem de "bom moço" e ser bem aceito pela sociedade; contrariando o "estereótipo" de "fora-da-lei", desordeiro, arruaceiro (etc) oriundo da "cultura" de origem norte americana.

Ou seja: os arruaceiros em motos barulhentas, andando maltrapilhos, bêbados, drogados, rebeldes, fora-da-lei (etc), passaram a ser chamados de motoqueiros; e quem anda de moto corretamente, bem equipado, segue as leis (inclusive de trânsito), e "faz tudo certinho", é o motociclista.

Entretanto, o que vemos em nossa sociedade, não condiz com essa tentativa de mudar a realidade dos fatos (e até o significado de termos sinônimos).

Na realidade, o que diferencia as pessoas (ou grupos de pessoas) são as atitudes.

Ser habilitado a conduzir uma moto e fazer isto por paixão, transforma o motociclismo em um estilo de vida, que, como sabemos, carrega consigo sempre a bandeira da liberdade. Mas a liberdade é afetada diretamente quando você tem que se prender a determinadas nomenclaturas errôneas como esta (que dá significados diferentes pra termos sinônimos).

Resumindo: dizer "eu não sou motoqueiro, sou motociclista", é uma grande contradição (em termos!), e fere a própria liberdade que o motociclismo tanto valoriza.

"Quem curte rock, é roqueiro... quem curte jipe, é jipeiro... quem curte moto é..... MOTOQUEIRO!"

"Sem rótulos.... sem paradigmas..."

bottom of page