Parque Nacional de Itatiaia (RJ)
- Johnny Rider
- 31 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende (no Estado do Rio de Janeiro), Bocaina de Minas e Itamonte (no Estado de Minas Gerais - onde ficam aproximadamente 60% de seu território).

O acesso à estrada que leva até a guarita de entrada do parque é feito pela cidade de Itatiaia (RJ), próximo à Rodovia Presidente Dutra.
A pavimentação da estrada do parque é bastante precária (considerando o valor pago pra entrada, deveria estar melhor conservada). Se for morador local (Itatiaia, Resende...), basta levar uma conta de luz e tem um bom desconto.
De qualquer forma, fica a dica pra quem for com motos mais baixas: não tenha pressa, e aproveite a paisagem.
Mesmo com o tempo ensolarado, recomendo levar agasalho, pois o ambiente é bem úmido e a temperatura cai ao final do dia. Também recomendo levar água e lanche (lembrando de recolher o lixo e deixar nos locais indicados), para poder usar o tempo de permanência no parque visitando as cachoeiras (todas com trilhas fáceis e bem sinalizadas), o mirante do último adeus e o museu (entre outras atrações). Determinadas trilhas e acessos têm horário para entrar e fazer a visitação. Há funcionários do parque em pontos estratégicos para ajudar a organizar o acesso e verificar se todos retornaram das trilhas.
A área do parque é realmente muito grande e as paisagens são maravilhosas, pra quem gosta de ter contato com a natureza. É possível ver alguns animais silvestres soltos na mata, como micos, tucanos e espécies exóticas de borboletas, plantas, flores, etc. É permitido fotografar, mas não é permitida a alimentação dos animais e nem pegar "mudas" dos diversos tipos de plantas e flores.
Veja algumas fotos que tiramos:
Há uma área próxima ao lago azul, própria para fazer churrasco (já existe a estrutura de churrasqueira pronta), ou piqueniques, mas é preciso fazer contato com a administração para saber mais detalhes.
Depois de todo esse contato com a natureza, de alma lavada (e corpo também! rsrsrs), fomos comer uma bela pizza e voltamos pra casa renovados.
Comments